quarta-feira, 25 de abril de 2012

"Devemos ver com os olhos livres"


"Devemos ver com os olhos livres"
            Com todas as mudanças que ocorrem no mundo a todo momento, o professor precisa ter consciência de que ele é um ser catalisador de informações e conhecimentos, necessita estar "antenado" com as novidades e ter segurança para passá-las com clareza a seus alunos, tornando-os pessoas conscientes de seus direitos e deveres. Não deve haver preconceitos em relação a metodologias, avanços científicos, teorias ou fatos. Os alunos precisam estar com seus olhos livres e mentes abertas para receber, entender e questionar o que está acontecendo na sua cidade, no seu país e no mundo. Todos os acontecimentos devem ser expostos, debatidos e questionados. Cada pessoa precisa ter sua visão individual sobre o mundo respeitada, deve haver troca de ideias entre alunos e professores.
            Tanto o professor quanto o aluno precisam exercer sua capacidade de percepção e questionamento sobre tudo para entender sua ligação com o mundo e ser um cidadão íntegro, exercendo com consciência sua cidadania.
 A escola tem papel fundamental na educação de um país, mostrando a cada pessoa sua importância e sua capacidade de decisão sobre as questões sociais, políticas e econômicas de nosso mundo. É através da educação que podemos libertar nossas crianças e jovens dos "mundos imaginários" que as drogas, inclusive cigarro e álcool, pregam; o dinheiro "fácil" que o tráfico oferece, pago depois com a própria vida; e as ilusões e "mitos" que a mídia cria, que nem sempre são bons exemplos de integridade e comportamento, já que são "fabricados" e sem conteúdo, ajudando no processo de "emburrecimento" do povo.
            Não podemos "vendar nossos olhos" para os problemas e agruras que estão presentes no dia-a-dia de nossas vidas. Precisamos construir indivíduos conscientes de seu papel na sociedade, que lutem por seus direitos e deveres. Já está na hora de preconceitos sem sentido serem derrubados, como é o caso do racismo, que teima em existir de forma "disfarçada", já que nunca é assumido, porém tão forte e mais humilhante do que nos tempos da escravidão.
            Certa vez, Drummond escreveu: "Não serei poeta de um mundo caduco". Com isso ele deixava claro que conforme o mundo e as pessoas envelheciam, o futuro deixava de ser uma preocupação, já que se conformavam com sua sorte e não tentavam mudar o errado. Não procuravam soluções, apenas lamentavam os problemas.
            É justamente por esta acomodação, que a escola hoje precisa abrir os olhos de seus alunos para o futuro, buscando mudanças para o mundo com determinação, perseverança e garra e se adaptando a essas mudanças.
            Por tudo isso, é nosso dever deixar nossos olhos livres para enxergar a verdade em sua essência e receber com naturalidade as informações que nos chegam através dos meios de comunicação do nosso mundo globalizado, criando assim uma sociedade mais organizada e justa e exterminando essa desigualdade social existente em nosso país.
            Não posso dizer e nem prever o futuro, porém espero que seja mais próspero, justo e feliz.


Texto escrito pela professora da Sala de Leitura Adriana Cristina

Fonte: http://dryquinhacristina.blogspot.com.br/2011/05/devemos-ver-com-os-olhos-livres-com.html
Texto publicado na coletânea "Devemos ver com os olhos livres" da Folha Dirigida em 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário