quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Projeto "Formando leitores" da turma 1102

Na turma 1102, a professora Margarett iniciou o projeto "Formando leitores" que consiste na contação de histórias feitas pelos próprios alunos! A cada semana um aluno lerá uma história para os colegas de turma.
A primeira aluna foi a Júlia que leu o livro da Barbie. Foi a própria aluna que escolheu o livro. Foi muito legal e o resultado foi altamente satisfatório, incentivando ainda mais a leitura e por conseqüência auxiliando no desenvolvimento da escrita. Foi uma atividade prazerosa tanto para a turma, e também para a professora, que pôde ver na prática o desenvolvimento e desenvoltura da aluna.





 


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Soletrando - Segunda fase!!!!

Ontem (24/09) aconteceu a segunda fase do Soletrando aqui na Pioneiras Sociais 12!!! 
Todos os alunos estavam ansiosos para saber quem conseguiria ir para a final!!!
Após disputas animadas e muita vibração, os ganhadores comemoraram muito!!!
E mês que vem acontece a final do Soletrando!!! Quem será que vai ganhar?



Turno da manhã
Concorrentes da turma 1301: Arthur, Gabriella, Júlia Cruz, Kaylane, Rayssa, João Carlos, Lorran Cabral e João Vitor

Foram para a final: Rayssa, Kaylane e João Vitor

Concorreram na turma 1201: Gabriel, Vitor, Davi, Isabelle, Luciano, Ana Júlia, Rafael Ditta, Maria Eduarda e Amanda

Foram para a final: Ana Júlia, Rafael Ditta e Gabriel Luiz


Turno da tarde


Concorreram na turma 1302: Gabriel, Miguel, Juliana Azevedo, Mirella, Estefani, Giovana Cabral e Brena!!!!

 Foram para a final: Juliana Azevedo, Miguel e Brena!!!!
Concorreram na turma 1202: Eduardo, Mariano, Kimberly, Abner, Diego, Vitor e Carlos!!!!
Foram para a final da turma 1202: Eduardo, Kimberly e Carlos!!!!


Mais fotos no link: https://picasaweb.google.com/113963840343571840656/Soletrando2Fase

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

  O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
     Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.



Dia da Árvore

No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

Fonte:  http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-arvore.htm




quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Projeto "Viajando com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo"

Ontem (19/09) os alunos da turma EI-11 ouviram a história do Marquês de Rabicó e de como ele conseguiu não virar jantar no Sítio do Picapau Amarelo!!! Eles gostaram muito!!! E depois capricharam nos seus trabalhinhos!!!




Yuri

Fábio Eduardo

Arthur

Rayssa

Rodrigo

Jhulie

Maria Eduarda Alves

Maria Heloá

Vitória


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Aula da turma EI-20 de reconhecimento de letras

A professora trabalhou com a turma de EI-20, o reconhecimento de letras nos jornais. A turminha se mostrou bem afiada ao reconhecer as letras e marcá-las nos jornais!!!!













It`s easy to learn English in this school!!!!

Learning English at school is fun!!!
Learning English at Pioneiras Sociais 12 school is awesome!!!!